15 de jan. de 2009

OBRA CONCEITUAL NA SEDE DA UE CAUSA POLÊMICA

O mapa da Dinamarca na exposiç]ão 'Entropa', repesentado por peças de Lego. (Foto: Dominique Faget / AFP)
Obra conceitual exposta na sede da UE causa polêmica por teor preconceituoso
'Entropa' representa os 27 países da União Européia através de mapas.
Artista tcheco diz estar disposto a retirar partes polêmicas da obra.
O artista conceitual tcheco David Cerny, autor do polêmico painel "Entropa" instalado por seu país na sede da União Européia (UE), em Bruxelas, está disposto a retirar algumas de suas partes em caso de novos protestos despertados por sua obra.
O artista também se disse disposto a devolver o dinheiro que cobrou pela criação.
A escultura é uma espécie de 'puzzle' gigante que representa, segundo Cerny, os preconceito existentes em cada um dos 27 países da UE e deveria ser inaugurada oficialmente nesta quinta-feira.

A Bulgária, representada por um banheiro turco, apresentou um protesto diplomático e pediu a retirada da parte que lhe diz respeito. Em Bratislava, o partido nacionalista governamental protestou contra a apresentação da Eslováquia como um salsichão envolto na bandeira tricolor da vizinha Hungria.
O mapa da França na exposição 'Entropa', na Bélgica. (Foto: Dominique Faget / AFP)
No puzzle, a França está coberta com um cartaz de "greve", Luxemburgo está "à venda", a Espanha totalmente coberta por concreto, a Grã-Bretanha, por seu euroceticismo, está vazia.

A Alemanha é mostrada com trechos de rodovia cuja disposição recorda uma cruz suástica, a Dinamarca está simbolizada por um montagem de Legos que podem evocar a caricatura de Maomé, que provocou a indignação das comunidades muçulmanas no final de 2005.

David Cerny rejeita as acusações sobre a cruz suástica e a caricatura de Maomé. "É uma ironia, nada mais, é como um espelho no qual nos olhamos; é preciso sorrir ao ver nossa imagem e não levar as coisas tão a sério", afirmou.
Da France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES