18 de jan. de 2009

FINALMENTE COMEÇA O CESSAR FOGO EM GAZA

clique sobre a imagem para aumentar

Começa o cessar-fogo de Israel no terrirório palestino
Expectativa é uma reação do movimento islamita Hamas.
Ataques à Faixa de Gaza mataram mais de mil em 22 dias.
O gabinete israelense aprovou, neste sábado (17), a trégua na guerra contra o Hamas a partir das 2h locais deste domingo (22h deste sábado, no horário de Brasília). O anúncio foi feito pelo premiê de Israel, Ehud Olmert.

Apesar da decisão, as autoridades israelenses afirmaram que querem manter as tropas em Gaza e manter o bloqueio do território.

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, saudou o cessar-fogo declarado por Israel, em acordo com o governo norte-americano, e expressou sua esperança de que "todas as partes" cessem imediatamente seus ataques e ações hostis.

Segundo Olmert, Israel alcançou todos seus objetivos de sua ofensiva em Gaza, mas o exército israelense permanecerá no momento posicionado em Gaza e arredores. "Nossos objetivos, da maneira que definimos quando lançamos a operação, foram totalmente atingidos e muito além. O Hamas recebeu um duro golpe", enfatizou.

A permanência das tropas israelenses em Gaza preocupa o presidente palestino Mahmud Abbas. De acordo com um porta-voz de Abbas, a decisão de Israel de decretar unilateralmente um cessar-fogo na Faixa de Gaza deve ser acompanhada com um acordo de paz formal e uma retirada completa de suas tropas.

Hamas

No momento, a expectativa é uma reação do movimento islamita Hamas, que rejeitou na noite deste sábado a trégua unilateral de Israel, em acordo com o governo norte-americano. "O inimigo sionista deve cessar todas suas agressões, retirar-se completamente da Faixa de Gaza, suspender o bloqueio e abrir as fronteiras. Não aceitaremos a presença de um único soldado em Gaza", declarou o porta-voz do Hamas, Fawzi Barhum.

Às 2h (local), vai iniciar o cessar-fogo, mas continuaremos posicionados em Gaza e seus arredores. Se nossos inimigos decidirem atacar novamente, o Exército israelense vai-se considerar livre para responder com força", reforçou Olmert.

Cúpula

Ehud Olmert agradeceu a ajuda do presidente do Egito, Hosni Mubarak, ao organizar uma reunião de cúpula, neste domingo (18), que deve analisar a situação no território.

O Egito vai reunir neste domingo (18) dirigentes internacionais para discutir o conflito em Gaza. Em discurso transmitido pela televisão pública, o presidente egípcio Hosni Mubarak pediu a Israel que ponha fim "imediatamente" e "sem condições" a seu ataque e que retire todas as suas forças do território palestino.

O presidente francês Nicolas Sarkozy vai co-presidir a cúpula junto com o presidente egípcio. "Sarkozy se reuniu, neste sábado, com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, que o convidou a co-presidir, no âmbito da iniciativa franco-egípcia, a cúpula internacional que acontecerá no domingo, 18 de janeiro, em Sharm el-Sheikh, e à qual assistirão, entre outros, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown", de acordo com nota oficial da França.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também deverá estar presente por convite de Mubarak. Em sua visita ao Líbano, Ban afirmou seu interesse em participar na cúpula internacional prevista para este domingo.

A Alemanha já confirmou a realização da cúpula e a presença da chanceler Angela Merkel, assim como o presidente do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e o rei da Jordânia, Abdullah II.Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES