23 de jan. de 2009

CUIDADO COM O QUE VOCÊ EXPÕEM NA INTERNET

Colocar uma foto no seu Orkut pode repercutir muito mais do que você gostaria

Foto: Sxc.hu

Quem nunca se pegou falando com uma pessoa desconhecida na Internet e, de uma hora para outra, acabou trocando segredos e debatendo assuntos da vida? As redes sociais da web estão cada vez mais abrangentes e isso pode fazer com que meros desconhecidos se tornem amigos de infância.

São nesses sites que jovens de todos os lugares do mundo expõem detalhes de suas vidas, fotos de cada momento, frustrações e alegrias. Poucos deles se dão conta da vulnerabilidade a que estão sujeitos, pois após alguns cliques, qualquer um pode saber tanto sobre você quanto seus próprios amigos. Mas será que existe algum lado positivo nessa exposição? É isso que fomos descobrir, conversando com quem manja do assunto.

Navegando

Colocar uma foto no Orkut pode parecer algo rotineiro. Mas nunca se sabe a quantidade de pessoas que terão acesso a ela enquanto estiver no ar. Para a estudante Priscila da Silveira, 15 anos, isso não parece ter muita importância e pode até ajudar na hora de conhecer um pretendente. "Entrei no Orkut por incentivo de amigos e hoje não fico sem. É viciante. Gosto porque é um meio onde podemos fazer novas amizades, conhecer pessoas interessantes, saber coisas sobre os amigos. Adoro colocar fotos lá. A maioria das pessoas, me adicionam dizendo que sou bonita".
Foto: Getty Images


Na adolescência, a curiosidade sobre como funcionam os relacionamentos entre as pessoas são bastante comuns. Assim como querer ser notado. Essas são as principais razões pelas quais cada vez mais jovens se "exibem" na Internet. Além disso, muitas informações que gostaríamos de saber sobre amigos (antigos ou recentes) estão em blogs e sites de relacionamento. "A tendência de todo ser humano é ser notado, visto e apreciado. A internet facilitou a conquista de novos olhares. Todos querem ter o sentimento de estarem integrados, fazendo parte do mundo de hoje", afirma a psicóloga Viviane Scarpelo.

Como usar

Em alguns casos, a exposição em blogs e sites pode ajudar. A apresentadora do Scrap MTV, Mari Moon é um exemplo claro disso. A garota de cabelo rosa ganhou muita visibilidade ao criar um blog no estilo caderno pessoal, onde comenta sobre assuntos da atualidade (e da intimidade). Devido à popularidade online que alcançou, foi convidada a ser VJ da MTV. "Talvez por esse ser algo tão novo, que começou a aparecer há tão pouco tempo, são recentes as descobertas do lado ruim dessa exposição toda na Internet. Muita gente só está entendendo agora que tudo que está na net pode ficar lá para sempre e pode ser visto por qualquer pessoa".
Foto: Kelly Fuzaro/Divulgação MTV

Meri Moon ficou famosa com o seu blog antes de se tornar apresentadora da MTV

No fim das contas, o que vale é estar antenado a tudo o que a web oferece de bom e de ruim, para assim, poder fazer as melhores escolhas. Além disso, é fundamental saber selecionar bem o que vai parar no ar. Afinal, uma foto mal escolhida, ou uma fofoca sobre um amigo em seu blog, podem não repercutir muito bem na sua turma. "Você pode acabar difamando a si próprio e até ser alvo de pessoas mal intencionadas. Meu recado é para que tomem cuidado e pensem bem antes de publicar qualquer coisa por aí", completa a VJ.

Se liga

É importante tomar cuidado para que a utilização na Internet não se torne um vício. A vontade incontrolável de atualizar seus dados, fotos e recados, assim como saber do que está acontecendo com os outros, podem ser maus sinais. Assim como abrir mão, por exemplo, de uma voltinha no shopping com os amigos, para postar uma foto nova no seu blog ou escrever o que você está fazendo no Twitter.

Afinal de contas, vivemos em um mundo onde as pessoas são diferentes e a exposição online afeta cada um de maneira individual. Claro que vale a pena conhecer gente bacana, ainda mais pra quem é mais tímido. Só não vale fazer a vida na web. "Alguns jovens podem ter dificuldades de socialização e encontrar na web um refúgio. Porém, se a pessoa só se comunicar por meio do computador, pode dificultar ainda mais o seu contato social. A Internet é um excelente meio, mas como qualquer coisa, se torna ruim quando utilizada em demasia ", aconselha Viviane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES