14 de jan. de 2009

A ARTE DA PRODUÇÃO DO PAPIRO NO ANTIGO EGITO

A Planta Cyperus papirus
O papiro pronto
Uso

O PAPIRO
O papiro (Cyperus papirus) é uma planta ciperácea que floresce no verão. É uma variedade de junco. O nome papiro significa "o faraônico" ou "pertencente ao rei". O papiro crescia nas margens do leito, sobretudo no Delta do Nilo, nos pântanos e charcos.

CONFECÇÃO DOS ROLOS DE PAPIRO
Só se aproveitava da planta o caule.
Primeiro, tirava-se a casca e cortavam-se lâminas muito finas do miolo que eram colocadas verticalmente umas ao lado das outras,

Depois acrescentavam-se outras camadas na horizontal sobre a primeira camada, antes que secasse, pois o suco que o papiro liberava, permitia uní-las (como se fosse cola)

Para se deixar com o aspecto de folha e unir muito bem todas as camadas, batia-se esse entrelaçado de tiras com um martelo de madeira e depois deixavasse em repouso com um peso por cima durante vários dias.

Finalmente, era alisado com uma pedra redonda e polida para ficar mais fino ainda. As margens eram cortadas para se obter um alinhamento. A seguir colocavam-se as folhas com uma pasta e faziam-se rolos. Estava pronto os rolos de papiro para a escrita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES