Muricy Ramalho
Redação Central (EFE).- Muricy Ramalho, do São Paulo, foi eleito o 13º melhor treinador de clubes do mundo em 2008 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), enquanto o escocês Alex Ferguson, do Manchester United, ficou com o primeiro lugar.
Tricampeão nacional pelo clube paulista, Muricy foi o brasileiro com melhor colocação na relação, com 14 pontos. O treinador supera o badalado português José Mourinho, da Inter de Milão, que ficou em 15º.
Tite, que levou o Internacional ao título da Copa Sul-Americana de 2008, aparece em 19º, com oito pontos, empatado com o italiano Claudio Ranieri, da Juventus, e o japonês Akira Nishino, do Gamba Osaka.
As primeiras colocações ficaram com os vencedores das principais competições européias no ano passado. Ferguson, que somou 264 pontos na lista da IFFHS, comandou o United na campanha vitoriosa da Liga dos Campeões.
Já o segundo colocado, com 144, foi o holandês Dick Advocaat, do Zenit, campeão da Copa da Uefa.
O argentino Edgardo Bauza, que levou a Liga Deportiva Universitaria de Quito ao título da Copa Libertadores, foi o terceiro, seguido pelo francês Arsene Wenger, do Arsenal.
Por sua vez, o espanhol Rafa Benítez, do Liverpool, ficou em quinto lugar, à frente de Carlos Ischia, campeão argentino pelo Boca Juniors.
- Classificação:.
1. Alex Ferguson (ESC/Manchester United) 264 pts.
2. Dirk Advocaat (HOL/Zenit) 144.
3. Edgardo Bauza (ARG/LDU) 64.
4. Arsene Wenger (FRA/Arsenal) 61.
5. Rafa Benítez (ESP/Liverpool) 60.
6. Carlos Ischia (ARG/Boca Juniors) 28.
7. Roberto Mancini (ITA/Inter de Milão) 27.
8. Avram Grant (ISR/Chelsea) 19.
9. Manuel José (POR/Al Ahly) 18.
10. Frank Rijkaard (HOL/Barcelona) 17.
13. MURICY RAMALHO (BRA/SÃO PAULO) 14.
19. TITE (BRA/INTERNACIONAL) 8
Nenhum comentário:
Postar um comentário