CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA AUMENTAR
Finalmente 2009 começou! Por que tanta ansiedade? Porque 2009 é o Ano Internacional da Astronomia. Ele é especial, pois marca os 400 anos de descobrimento das luas galileanas de Júpiter por Galileu Galilei (por isso são chamadas de “galileanas”).
Há quatro séculos, Galileu apontou sua pequena luneta para céu e começou a descobrir um universo totalmente novo: descobriu luas em Júpiter (descrevendo-as como um minissistema solar), observou as crateras da Lua, descobriu as fases de Vênus, observou as manchas solares (e praticamente ficou cego por isso, não tente fazer igual!) e várias outras observações que levaram-no a postular que não é o Sol que se move em torno da Terra, mas sim o contrário. Existe alguma controvérsia em relação à descoberta das luas galileanas; já ouvi por aí que elas foram observadas antes, mas a história guardou as anotações de Galileu de modo que para a história foi ele o descobridor.
Dizem também que Galileu foi o inventor do telescópio, mas sabe-se que isso não é verdade. Ele ouviu falar que na Holanda havia instrumentos desse tipo e comprou algumas lentes para fabricar a sua própria luneta. A partir daí passou a fabricá-las, sempre aperfeiçoando-as, de modo que rapidamente Galileu possuía os mais avançados instrumentos do mundo.
Galileu foi também o inventor do método científico, usado em larga escala na ciência. É por conta dele que podemos ter confiança em teorias que expliquem os fenômenos da natureza, desde o átomo até as galáxias, com as hipóteses por trás delas testadas à exaustão. Mas não é disso que eu quero falar agora.
Para celebrar esses acontecimentos, 2009 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional da Astronomia. A idéia é usar os 400 anos das descobertas de Galileu para despertar ou impulsionar o gosto pelas ciências, seja ela qual você gostar mais. E tudo será descentralizado!
Texto Cassio Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário